2008/10/08

Entrevista à Popeater

Créditos para o blog David Archuleta Brasil: David conversou com o pessoal do PopEater sobre seus planos de carreira, Clay Aiken, suas fãs (loucas) e mais. Uma entrevista longa, onde David se abre um pouco mais
Muitos "American Idol" teve uma carreira muito boa.

Alguém em particular te inspira?

Inspiro-me em Jordin (Sparks) - ela tem a minha idade. Acredito que a história dela é similar à minha. Ela é uma cantora maravilhosa, e o seu estilo... ela sabe que ela é jovem e sabe que não precisa correr com um certo estilo de música, tão rápido. Ela permitiu-se crescer, ter o seu espaço. Isso é muito fixe para ela.

O que é tens planeado para o teu álbum?

O que estamos tentando fazer é uma mistura de estilos e músicas, então não tenho me limitado muito. Mas temos feito as coisas muito rápido. As pessoas normalmente demoram um ano as vezes, para trabalhar nas músicas e pensar "Ok, que direção eu quero para o meu álbum?" Eu sabia que tinha apenas alguns meses, e durante esse tempo tivemos a tour, então estava a fazer malabarismo para fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Quando tinha o dia livre, estava a gravar. Mas eu não quero me manter limitado nesse álbum.

O que é que o David Cook disse da tua música "Crush"?

Ele gostou. Ele disse"A tua música é demais!". Ele mandou-me uma mensagem quando ouviu pela primeira vez. No tour, todos cantavam e brincavam com isso. E eu dizia ( risos) "Parem"!

O que é achas-te da música "Light On" de David Cook?

Eu amei! Ele tocou algumas músicas pra nós durante a tour e me pareceram óptimas. Eu comprei o single dele no primeiro dia. Sou um grande fã de Cook. Ele realmente é uma pessoa muito porreira. Ele sempre me apoiou nos shows e na tour.

Qual foi a tua primeira paixão na vida real ou entre as celebridades?

Eu sempre fui muito estranho com essas coisas de celebridade porque eu pensava, como é que posso gostar de alguém que eu nunca conheci? É uma coisa estranha pra mim. Mas eu sei que muita gente se apaixona pelas celebridades. E sei que muitas fãs têm esse sentimento por mim ( risos) . É estranho como as pessoas sentem essas coisas. E eu sempre me achei muito novo. Seria como " Sou muito novo para ter uma namorada". Mas ultimamente, tem sido muito de conhecer alguém. Existem algumas pessoas que eu quero conhecer melhor.

Alguma vez lês-te as histórias escritas pelas suas fãs?

Eu nunca vou para os campos de mensagens. Acho melhor ficar fora dessas coisas. Tipo, eu leio os comentários do MySpace, as mensagens do portal de voz e os comentários do blog, mas é o máximo que consigo ir. Estou um pouco assustado.

Qual foi a sua reação ao ver o "Idol" Clay Aiken sair?

Eu realmente não penso muito nisso. O mundo do entretenimento aborrece-me tanto - eles interessam-se muito pela vida dos outros. Tanto me faz, a vida é dele. As pessoas têm é que respeitar... como ele vive.

No labirinto "Corn Maze" em Utah, está escrito " Archuleta para Presidente". Se fosses presidente, o que farias?

Tentaria mudar as áreas pobres dos Estados Unidos. Nós sempre pensamos "Oh, os países do terceiro mundo", mas existem algumas regiões no nosso país que são realmente tristes. Eu não acho que os americanos estejam cientes do que está acontecendo. Seria fixe ajudar essas regiões - ajudar pessoas a ter uma vida melhor.

Se tivesses idade para votar, em quem votarias para a presidência?

Eu não tenho pensado muito a respeito disso, já que ainda não tenho idade para votar e especialmente porque tenho trabalhado no álbum durante os debates. Então não sei que dizer. Eu só tenho ouvido falar muito sobre Sarah Palin no You Tube. Sinto-me mal por ela.

Falando em idade, planeias ir à formatura da tua escola?

Bom, a formatura da minha escola são para os juniors e eu sou senior. Mas eles existe um baile para os seniors. Eu perdi toda essa experiência da formatura, mas tudo bem. Quer dizer, seria como, eu deveria ir ao baile ou deveria ir ao American Idol?

Qual seria a primeira coisa que farias se pudesses viajar sem a supervisão dos teus pais?

No 'American Idol' eu precisava de um responsável por mim. A regra é que precisa haver sempre alguém a acompanhar um menor de idade. Mas agora que o show acabou, eu posso fazer o que quiser. Quer dizer, eu continuo a fazer as mesmas coisas. Os meus pais são tranquilos. Eles nunca foram rigorosos, mas ajuda para eles saberem como eu sou. Eles confiam em mim, em tudo o que eu faço, porque eles sabem que eu não vou fazer nenhuma loucura.

Tu falas bem espanhol. Achas que conseguirias gravar um álbum em espanhol?

Ah, sim. Eu converso com a minha vó em espanhol - ela não fala ingles muito bem. Não sou a melhor pessoa do mundo para falar, e às vezes tenho dificuldade para entender. Mas quando eu era pequeno, era a minha primeira língua. Quando me mudei para Utah, eu fui esquecendo tudo. Mas estou realmente convencido a fazer um álbum em espanhol porque faz parte da minha vida. A minha mãe sempre tocou salsa e merengue. E iria ser muito fixe reviver essa parte da minha cultura, porque eles fizeram muito por mim.

Qual o teu maior receio?

Responsabilidade, eu acho, porque as fãs estão esperando que faças o teu melhor. E eu quero fazer o melhor para eles e para a minha família. Esse é o meu maior medo, de desapontá-los. Mas vai sempre existir alguém que vai ficar desapontado com o fazes, é a vida.

O colégio/estudo está nos teus planos para o futuro?

Colégio é uma das coisas mais importantes para mim. Eu sempre quis a música, mas se a música não der certo, precisas definitivamente dos estudos como suporte. E a carreira de músico normalmente não dura para sempre. Uma coisa que eu sempre achei interessante seria trabalhar como médico otorrinolarinologista... porque seria bom ajudar as pessoas que tivessem problemas com a voz. Eu tive muitos problemas com a minha voz no passado. É preciso muito estudo, mas é algo que me interessa.

Sem comentários: